MOVIMENTO

Grandes nomes da dança
Balé Clássico
Repertórios
Eventos
Sapatedo
Festivais
Jazz
Companhias de Dança
DANÇA CONTEMPORÂNEA
Moderno
Afro
ARTE

Biblioteca pessoal compartilhada

Blog voltado para arquivar os meus estudos, textos autorais, textos de outras páginas, textos editados, fotos, enfim tudo relacionado à dança

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Isadora Duncan



Nascida em São Francisco no dia 27 de Maio de 1877, Isadora, filha do casal Dora Gray Duncan pianista e professora de música e Joseph Charles, poeta, é considerada a pioneira da dança moderna.


Sua proposta de dança era algo completamente diferente do comum, com movimentos improvisados, inspirados, também, nos movimentos da natureza: vento, plantas, água. Os cabelos meio soltos e os pés descalços também faziam parte de sua personalidade.

A Suas vestimentas eram leves, túnicas, assim como as das figuras dos vasos gregos que ela encontrava principalmente em museus. O cenário simples, era composto apenas por uma cortina azul. "Desde o início sempre dancei minha vida", disse ela, certa vez, demonstrando a maneira particular como encarava a sua arte.



Em sua aversão pelo balé clássico chegou ao extremo de afirmar: "eu sou inimiga do balé, o qual considero arte falsa e absurda, que de fato está fora de todo o âmbito da arte”. Isadora causou polêmica ao ignorar todas as técnicas do balé clássico. Ela utilizava músicas até então tidas apenas como para apreciação auditiva.

Ela dançava ao som de Chopin e Wagner e a expressividade pessoal e improvisação estavam sempre presentes no seu estilo. “Tive três grandes mestres, os três grandes precursores da dança no nosso século: Beethoven, Nietzsche e Wagner”, dizia ela, que gostava de citar o filósofo Friedrich Nietzsche entre os compositores alemães.

Isadora morreu em um acidente de carro conversível, quando seu echarpe ficou preso a uma das rodas enforcando-a. "Adeus, amigos! Vou para a glória.", dissera, ao entrar no carro.

Um comentário:

  1. Fico aqui pensando como valeu a pena assistirmos ao espetáculo Isadora com o Balet do Teatro Castro Alves.
    Como disse o coreógrafo Luiz de Abreu, além de um espetáculo foi um instrumento didático.
    Ao idealizar este blog você está conhecendo melhor a história da dança desde o século XIX!!!
    Através dele, podemos refletir sobre os pensamento e ideologias que deram origem à dança contemporânea. Muito bem!
    Estarei te acompanhando, continue que tá muito bom!
    bj
    Mônica

    ResponderExcluir