MOVIMENTO

Grandes nomes da dança
Balé Clássico
Repertórios
Eventos
Sapatedo
Festivais
Jazz
Companhias de Dança
DANÇA CONTEMPORÂNEA
Moderno
Afro
ARTE

Biblioteca pessoal compartilhada

Blog voltado para arquivar os meus estudos, textos autorais, textos de outras páginas, textos editados, fotos, enfim tudo relacionado à dança

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Petrushka


Petroushka


Tamara Karsavina (a bailarina) Vaslav Nijinsky (Petrouchka), Alexandre Orlov (o mouro), Enrico Cecchetti (o mágico).

Junho/2014
Breve resumo
Petrushka é um conto popular que conta a história de um fantoche tradicional russo, que é feito da palha e com um saco de serragem com o corpo que acaba por tomar vida e ter a capacidade amar, uma história que se assemelha superficialmente àquela de Pinocchio. Esta boneca refere-se à ilustração de uma paixão que o faz impossível para ele viver uma vida humana. Seus movimentos, às vezes espasmódicos e desajeitados, ilustra a dor das emoções humanas presos em um tecido do corpo. Os três personagens principais são o eterno Trio Comédia como na Commedia dell'Arte (Pierrot, Colombina e Arlequim) ou o drama burguês (marido, esposa e amante).
Ballet de repertório com coreografia de Michel Fokine e música composta pelo russo Igor Stravinsky. Petrouchka é a primeira grande obra composta por Igor Stravinsky fora da Rússia, em 1910 e 1911. É um Ballet ilustrado em quatro atos, que foi criado no Châtelet em Paris por Diaghilev Ballets Russes, com Nijinsky no papel de Petrouchka.

Compositor Igor Stravinsky e Vaslav Nijinsky dançarino.



·         Cena 1: A feira do Mardi Gras
·         Introdução (Na feira Mardi Gras)
·         O Mago
·         Dança russa
·         Cena 2: Chez Petrouchka
·         Cena 3: No Moor
·         No Moor
·         Dança da bailarina
·         Valsa da bailarina e o mouro
·         Cena 4: A feira do Mardi Gras (à noite)
·         Babás Dança
·         O Camponês e seu urso dançarino
·         Comerciante e dois ciganos
·         Personalidades de dança e seus seguidores
·         Artistas Teatro
·         Combate entre o mouro e Petrouchka
·         Morte de Petrouchka
·         Visão do fantasma de Petrouchka

Enredo
Cena 1: A feira. Ciganas, dançarinas, artistas de todos os tipos e clientes estão na praça. Um artista vestido como mágico chama a atenção dos transeuntes e mostra para o público três bonecos: uma bela boneca Bailarina, o insignificante e triste Petrushka e o incrível, mas estúpido Mouro. Com um toque de sua varinha, ele faz os três ganharem vida. Eles dançam e correm atrás um do outro pela praça.
Cena 2: As paredes são muito escuras , decoradas com algumas estrelas, uma lua crescente, e um retrato do velho carrancudo mago. A cela de Petrushka dentro da tenda. O boneco amaldiçoa seu destino, seu amor sem esperança pela Bailarina, sua obediência ao mágico, seu sofrimento por estar aprisionado em um corpo de boneco. A bailarina o visita e Petrushka tenta revelar o seu amor, mas foi imediatamente rejeitado por ela, que descreve tudo isso como patético. Sua inquietação a amedronta e ela vai embora.
Cena 3: A cela do Mouro. O mouro vive em um quarto alegre, decorada por todos os lados. Ele brinca com um coco, pensando apenas em suas necessidades materiais. A Balarina o visita e usa seu charme para ganhar seu interesse. Cena de amor entre o mouro e a Bailarina. Finalmente ela consegue, mas Petrushka entra na cela sem ser chamado e o Mouro o ataca, colocando-o para fora à força.
Cena 4: Durante a celebração do Mardi Gras, onde uma série de cenas de ir e vir rapidamente. Vem um camponês e seu urso de dança, seguido de um comerciante, Bêbados e várias personalidades. A feira está em seu ápice. De repente a multidão percebe o tumulto por trás das cortinas da tenda do mágico. Petrushka sai, perseguido pelo Mouro e pela Bailarina. Cortado pela cimitarra do Mouro, Petrushka morre no meio do show. O mouro torna-se a metáfora da indiferença para com os sentimentos humanos. A multidão, horrorizada pela tragédia, chama o mágico, que pega o corpo de Petrushka e revela ser um boneco de pano e serragem. A multidão, acalmada, vai embora e o mágico volta para casa, arrastando o boneco junto consigo. Subitamente, ouve um lamento. Acima da tenda aparece o fantasma de Petrushka, desafiando-o pela primeira e última vez. Apavorado, o mágico foge enquanto a figura de Petrushka cai inanimada uma no topo da tenda.

Curiosidades:
- Petrushka é o diminutivo russo de Peter.
-A cena se passa na década de 1830 em São Petersburgo, durante “la semaine grasse” (semana de festas populares semelhante ao nosso carnaval).
-Os três personagens principais são o eterno Trio Comédia como na Commedia dell'Arte (Pierrot, Colombina e Arlequim) ou o drama burguês (marido, esposa e amante).
- A primeira apresentação do ballet teve lugar em Paris, no Théâtre du Châtelet, 13 de junho de 1911. A crítica foi severa para a obra do compositor, descrito como música frágil e ridícula.