MOVIMENTO

Grandes nomes da dança
Balé Clássico
Repertórios
Eventos
Sapatedo
Festivais
Jazz
Companhias de Dança
DANÇA CONTEMPORÂNEA
Moderno
Afro
ARTE

Biblioteca pessoal compartilhada

Blog voltado para arquivar os meus estudos, textos autorais, textos de outras páginas, textos editados, fotos, enfim tudo relacionado à dança

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

PEG LEG BATES

PEG LEG BATES (1907 - 1998) nasceu em Fountain Inn, Carolina do Sul, em 1907. Em 1919, aos 12 anos perdeu sua perna em um acidente de trabalho enquanto trabalhava em uma colheita de algodão com seu tio. Com o incentivo deste, colocou uma perna de pau no lugar da perna que havia perdido. Conseguiu superar seu acidente e fez com que isso fosse um incentivo para continuar dançando. Ele conquistou muito carisma e muita simpatia somado com seu talento em Vaudeville. Gregory Hines disse que "Peg Leg costumava usar sua perna de pau da mesma forma que um baterista ou percussionista fazia". Ele foi um sapateador que tinha uma expressão única e fantástica, tanto que nenhum outro sapateador conseguia "imitar" os sons e ritmos que fazia, devido ao som grave de sua perna de pau. Foi sempre humilde, dedicado e, sem dúvida nenhuma, um exemplo de perseverança e determinação, essencial para todo sapateador se tornar grande.

Anna Pavlova


http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_836.html
Seu nome de batismo era Anna Pavlova Matjeweja. Com 17 anos apenas, atuou como primeira-solista no Teatro Imperial de sua cidade natal, do qual se tornou primeira-bailarina em 1906. Em 1905, foi primeira-bailarina de Michail Fokin em O Lago dos Cisnes (com música de Camille Saint-Saëns), a obra que a imortalizou. Pertenceu aos Ballets Russes que Serguei Diaguilev fundou em Paris com bailarinos de São Petersburgo e Moscou. Com este grupo, e mais tarde com a própria companhia, realizou várias turnês pela Europa, América e Ásia. Grande bailarina, destacou-se pela disciplina e pela técnica brilhante, a que uniu a grande expressividade de sua força individual. Em 1914, atuou pela última vez na Rússia.