MOVIMENTO

Grandes nomes da dança
Balé Clássico
Repertórios
Eventos
Sapatedo
Festivais
Jazz
Companhias de Dança
DANÇA CONTEMPORÂNEA
Moderno
Afro
ARTE

Biblioteca pessoal compartilhada

Blog voltado para arquivar os meus estudos, textos autorais, textos de outras páginas, textos editados, fotos, enfim tudo relacionado à dança

quarta-feira, 10 de março de 2010

29 de Abril- Dia Internacional da Dança


http://www.teatrovilavelha.com.br/29deabril/2904.htm

Em 1982, o dia 29 de abril foi instituído como Dia Internacional da Dança pelo Comitê Internacional de Dança (CID), ligado à UNESCO, com o objetivo de atingir ao grande público, reunindo um número cada vez maior de pessoas em torno do interesse por essa linguagem. O dia foi escolhido em homenagem ao aniversário de nascimento do bailarino Jean-Georges Noverre (1727 - 1810), criador do balé moderno. Além do caráter comemorativo, a data marca a reivindicação da classe artística por um maior espaço – físico, simbólico e econômico – para a Dança no mundo, propondo ainda um movimento pela paz e igualdade, superando as diversas barreiras através desta linguagem universal.

A cada ano, em virtude do Dia Internacional da Dança, uma grande personalidade que se ocupa desta linguagem dedica uma mensagem de reflexão sobre a arte, que é divulgada oficialmente pelo CID para a comunidade mundial de dança. Em 2007, as palavras da coreógrafa alemã Sasha Waltz devem ser traduzidas em incontáveis idiomas para alcançar o público dos mais diversos países, numa demonstração da universalidade da linguagem. Além desta ação, o Comitê estabeleceu uma série de diretrizes para orientar o trabalho de dançarinos, coreógrafos e entusiastas da dança em geral a respeito das atividades que devem ser desenvolvidas em função da data comemorativa.

De acordo com o documento divulgado no site do CID (http://www.cid-unesco.org), os eventos em torno do Dia Internacional da Dança devem ser promovidos com cunho educacional e de formação de platéia, incluindo atividades gratuitas e ocupando espaços pouco usuais, a fim de chamar atenção de quem não tem familiaridade com esta forma de arte.

Através do trabalho de seus membros espalhados pelo mundo todo, entre especialistas, intérpretes e criadores, o CID procura, a cada ano, promover atividades significativas em prol da popularização da dança. Em 2007, o Vila Velha, graças ao empenho da Companhia Viladança, se insere neste contexto, prometendo fixar na sua programação anual o compromisso com a ampliação do espaço para a dança em nossa sociedade.

MUSICAIS BROADWAY - A Chorus Line


http://www.dicasdedanca.com.br/musicais-broadway-a-chorus-line.html


MUSICAIS BROADWAY - A Chorus Line


Em 1984, A CHORUS LINE tornou o mais antigo musical em funcionamento a se apresentar Broadway em toda sua história, chegando a 6.137 apresentações ao público na primeira temporada e em 2006 voltou para a Broadway com 759 representações.

A CHORUS LINE é uma celebração desses heróis da American Musical Theatre-um coro bailarinos, os valentes , mal pago, altamente treinados e muitas vezes até mesmo torná-los mais talentosos do que são. É também uma celebração do musical americano.

A CHORUS LINE é também sobre a concorrência, e a concorrência poderia facilmente ser o denominador comum que agarra o público. Para todos, em um momento ou outro, coloca a sua vida na linha. Competindo um lugar para a apresentação final.
Especificamente, A CHORUS LINE leva a platéia através de uma audição esgotante executado pelo diretor, Zach, para um novo musical da Broadway. No início do show, Zach, um impulsionado, trabalhador compulsivo, tem trinta semi-finalistas e é colocá-los através de uma vigorosa série de combinações de dança, incluindo balé e jazz.

Logo ele escolhe deste grupo até o final dezesseis bailarinas, oito meninos e oito meninas. Eles e os espectadores sabem que eventualmente este número será reduzido para metade e Zach vai escolher apenas quatro meninos e quatro meninas para estar em seu novo musical.

Em vez de ser uma breve audição, Zach pretende saber uma história pessoal de cada um: o que eles fazem no “show business”, razão pela qual eles se tornaram bailarinos, que as suas esperanças, fantasias e aspirações são. Nesse grupo de semi-finalistas está Cassie, sua antiga amante, que regressou da Califórnia para pedir um emprego.

O público, bem como Zach, começa a conhecer cada um destes ambiciosos animadores individualmente, pelo que o show de fim de ano, eles podem identificar os seus favoritos, assim como simpatizar com todos eles, porque eles precisam do trabalho, todos querem trabalhar na sua arte.

A CHORUS LINE afasta do habitual brilhante dos bastidores musicais por apresentar uma imagem fiel do que é como estar no teatro: glamorosa, sim, às vezes, mas também duro, e, por vezes, mesmo trágicas, no caso de Paul, que é derrubado fora da concorrência por um prejuízo sofrido durante um número de dança “O Toque Combinação”.

Após esses corajosos dançarinos explicar porque elas passam por uma vida cheia de rejeição e de prejuízo, Zach faz a sua seleção, eliminando o último grupo que relutantemente abandona o palco. As luzes desaparecem rapidamente sobre os restantes oito bailarinos como são aconselhados a preparar para os ensaios de seu novo show Broadway. Reaparece para realizar a brilhante dança do final ONE e mostrar exatamente o talento que tem para fazê-lo em um Chorus Line.