MOVIMENTO

Grandes nomes da dança
Balé Clássico
Repertórios
Eventos
Sapatedo
Festivais
Jazz
Companhias de Dança
DANÇA CONTEMPORÂNEA
Moderno
Afro
ARTE

Biblioteca pessoal compartilhada

Blog voltado para arquivar os meus estudos, textos autorais, textos de outras páginas, textos editados, fotos, enfim tudo relacionado à dança

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Steven & Nina Harper


Jirí Kylián



Jirí Kylián (Praga, 1947) iniciou sua formação em dança quando tinha nove anos de idade na escola de balé do Teatro Nacional de Praga. A partir de quinze anos ele estudou no Conservatório de Praga.

Em 1967 Kylián foi para o Royal Ballet School em Londres com uma bolsa do Conselho Britânico. Aqui, ele entrou em contato com os desenvolvimentos mais importantes na coreografia - ballet, assim como a dança contemporânea. Consequentemente, John Cranko , um coreógrafo importante deste período e diretor doBallet de Estugarda , ofereceu-lhe contrato de um bailarino e encorajou a ambição Kylián para criar suas obras de dança próprios.

Em 1973 - na sequência de uma primeira coreografia para o Nederlands Dans Theater - uma relação artística entre Kylián ea empresa bem conhecida holandesa começou, o que provocou a criação de quase 50 produções de dança para este grupo. De1975 em Kylián é responsável pela política artístico do NDT.

Desde os meios dos anos 80 o ponto vista artístico Kylián e estilo mudaram consideravelmente para imagens de abstração e surrealista - exemplos começam com o seu "Programa de preto e branco", com obras como jogo No More, Petite Mort, Sarabande, Anjos de queda, Sweet Dreams, paradeiro desconhecido - ou a sua produção de dança refletindo sobre um conto de fadas japonês intitulado Kaguyahime.

Tendo criado um estilo único e muito pessoal no decorrer dos anos - coreografias Kylian desafiam elementos de categorização acadêmicos de mistura de várias fontes. Há sempre novas inspirações para serem explorados, novos desafios e limites a serem superados. Profundamente baseado na leitura musical - há algo em sua obra profundamente penetrante no mistério do ser humano em si, revelando traços ocultos através de sua dança.

Por 20 anos, a visão artística Kylián tem misturado com a imagem do Nederlands Dans Theater em uma simbiose única. Hoje, o mundialmente famoso "grupo principal" (NDT 1) é complementada por uma empresa jovem e experimental de 17 - 22 dançarinos anos (NDT 2) e um grupo de dançarinos maduros / artistas após a idade de 40 (NDT 3) - cada qual tem seu próprio repertório reflectindo as qualidades específicas de um determinado tempo de vida. Juntos, eles constituem a organização chamada Nederlands Dans Theater : "Três dimensões da vida de uma bailarina" - como Jiri Kylian gosta de se referir a eles.

Em abril de 1995 NDT comemorou seu aniversário de 35 e 20 anos de Kylián de direção artística com a grande produção teatral"Arcimboldo" em que NDT-1, NDT-2 e NDT-3 participou. Em 13 de abril Jirí Kylián foi homenageado com o holandês "Orde van Oranje Nassau" pela Rainha Beatrix dos Países Baixos para a sua obra completa coreográfica e sua contribuição à dança holandesa.

Petite Mort - Jiri Kylian


La Fille Mal Gardée

É um ballet em dois atos e três senas com coreografia de Jean Dauberval. La fille mal gardée ou a filha mal guardada foi o primeiro ballet de repertorio baseado em uma história que já existe, do período pré- romântico, onde os personagens eram reais. A produção de Lev Ivanov foi a primeira a utilizar galinhas vivas no palco.


A história


Em uma fazenda, vivia Lise e sua mãe. Lise era apaixonada pelo seu vizinho camponês Colas, mas sua mãe queria que seu futuro fosse prospero, por isso arranjou um casamento com Alain, um bobão filho de Thomas que era dono de uma vinha.
Colas estava sempre atrás de sua amada, porém era sempre expulso por pontapés de sua futura sogra.


Thomas e seu filho Alain planejam uma visita para oficializar o casamento,  o filho tenta se exibir fazendo gracinhas com seu guarda-chuva e durante a festa quando ele vai dançar com sua futura esposa Colas dança ao mesmo tempo com Lise sem que o bobo perceba, e quando a megera da Simone, mãe de Lise dança o seu sapateado, eles fogem para a floresta sem atrair atenções.


Chegando em casa, Simone, depois de secar suas roupas e as da filha, resolve descansar um pouco, mas antes cuida de trancar a porta para Lise não sair e Colas não entrar. Ela adormece em cima da porta. Mais tarde, o barulho dos camponeses trazendo a colheita para secar, acorda Simone, que sai para pagar e dar vinho aos trabalhadores, tendo o cuidado de deixar Lise em casa com a porta trancada. Acontece que com os camponeses, também Colas veio até a casa de Simone e conseguiu entrar escondido. Lise, pensando estar sozinha, sonha em voz alta com o futuro dos dois, seu casamento, seus filhos e se assusta quando Colas aparece dizendo que concorda com tudo e adora aquele sonho. Eles estão trocando os lenços que usam no pescoço quando ouvem os passos da viúva Simone voltando para dentro de casa. Colas tenta se esconder no armário, embaixo da mesa e finalmente Lise o esconde no seu quarto. Sempre desconfiada, Simone nota que a filha está usando um lenço diferente e como castigo, tranca a moça dentro do quarto, ordenando-lhe que se arrume, pois seu noivo está para chegar.
Logo em seguida, chegam Thomas e Alain, acompanhados por um juiz e padre da cidade para assinar o contrato de casamento. Quando toda a papelada está pronta, Simone dá a Alain a chave do quarto de Lise para que ele vá buscá-la para a cerimônia. No momento em que o rapaz abre a porta, quase morre de susto ao encontrar Lise e Colas, um nos braços do outro, num grande abraço. Furioso, Thomas rasga o contrato de casamento e sai arrastando Alain consigo. Simone jura nunca mais perdoar a filha quando vê perdida a fortuna do fazendeiro, mas os amigos de Lise e Colas a consolam até que por fim, ela se acalma, ouve os pedidos dos dois namorados que juram seu amor e acaba abençoando o casamento.
Todos cantam e dançam de felicidade nos jardins da fazenda e no final da festa, Alain ainda aparece na casa de Lise para reclamar seu guarda-chuva deixado lá na pressa da saída, já esquecido da tristeza de perder a noiva.