MOVIMENTO

Grandes nomes da dança
Balé Clássico
Repertórios
Eventos
Sapatedo
Festivais
Jazz
Companhias de Dança
DANÇA CONTEMPORÂNEA
Moderno
Afro
ARTE

Biblioteca pessoal compartilhada

Blog voltado para arquivar os meus estudos, textos autorais, textos de outras páginas, textos editados, fotos, enfim tudo relacionado à dança

sexta-feira, 11 de março de 2011

Cinderela






O Teatro Bolshoi cogitou, em 1870, que Tchaikovsky compusesse a música para um novo ballet com o tema de Cinderela, mas o projeto terminou por não ser realizado e em 1940 Sergei Prokofiev foi contratado para que compusesse a música para o ballet, porém para o Kirov. Prokofiev começou o trabalho imediatamente, mas só o concluiu em 1945, pois com a Segunda Guerra Mundial, ele interrompeu a tarefa com Cinderela para compor a ópera Guerra e Paz, voltando a trabalhar no balletapenas em 1944.
    Prokofiev foi escolhido pelo sucesso que Romeu e Julieta, também composição sua para um ballet do Kirov, vinha desfrutando e o diretor daquele teatro desejava fortalecer as relações entre o Kirov e Prokofiev, solicitando, então que o compositor trabalhasse em algo para o teatro. Depois de uma reunião entre Prokofiev, o diretor do Teatro Kirov e a bailarina Galina Ulanova, Cinderela foi o tema escolhido para o novo ballet.
    Para a composição, Prokofiev seguiu o libreto Nikolai Volkov, baseado na versão de Perrault do conto e na música de Tchaikovsky, para quem ele dedicou o trabalho. Durante a época da guerra a música de Cinderela foi orquestrada para suítes, onde teve a oportunidade de ser rearranjada.
    Apesar de originalmente ter sido composto para o Kirov, oballet terminou por estrear no Teatro Bolshoi em 21 de Novembro de 1945, com coreografia de Rostislav Zakharov, pois Ulanova foi trabalhar para a companhia de ballet desse teatro. Em sua estréia, que teve tanto Ulanova como Olga Lepenshiskaya no papel-título, o ballet foi visto como um trabalho esplêndido, propulsor doballet e digno dos grandes clássicos russos.


Curiosidades:
Cinderela teve outras versões antes da versão de Prokofiev, uma das quais com coreografia de Marius PetipaEnrico Cecchetti e Lev Ivanov, onde Pierina Legnani executou os 32 fouettés pela primeira vez na Rússia.
A versão de Frederick Ashton foi a primeira do ocidente a usar a música inteira que Prokofiev compôs.Libreto: Nikolai Volkov
Música: Sergei Sergeevich
Coreografia: Rostislav Zakharov

Ato I: Cinderela está na cozinha esfregando o chão e sonhando com sua mãe. Suas meio-irmãs entram e dizem que ela faça o café da manhã. Uma velha aparece na janela pedindo comida e quando ela vai dar, sua madrasta a impede, mas Cinderela dá sua própria comida à mulher e fica sem comer nada, voltando logo a seus sonhos. Logo, Cinderela ouve gritos de excitamento: são suas meio-irmãs que receberam uma carta do palácio e ordenam que Cinderela o leia. A carta é, na verdade, um convite para o baile real do príncipe. A madrasta e as irmãs vão até a cidade providenciar roupas e acessórios para o baile e Cinderela fica com os ratos, sendo consolada por eles, que fazem um vestido para ela. A mulher que havia pedido comida aparece e se transforma em uma fada e transforma as vestes de Cinderela em um lindo vestido, uma abóbora em uma carruagem e os ratos em cavalos. A fada diz a Cinderela que ela pode ir ao baile, mas que deve voltar antes da meia-noite e lhe dá um par de sapatos feitos de cristal.
Ato II: No baile, A madrasta e as irmãs de Cinderela chegam atrasadas e tentam chamar a atenção do príncipe, mas nesse momento chega Cinderela e o príncipe fica encantado por sua beleza. Os dois dançam e Cinderela se distrai, se esquecendo de que deve voltar à meia-noite. O relógio começa a badalar e Cinderela sai apressadamente antes que suas roupas voltem a ser farrapos, em sua pressa, ela deixa cair um dos sapatos dos pés, que é encontrado pelo príncipe na escadaria. No dia seguinte, o príncipe ordena uma busca por todo o reino, ele vai de casa em casa para que as moças do reino experimentem o sapato. Quando chega na casa de Cinderela as irmãs vão logo experimentar o sapato enquanto Cinderela está trancada pela madrasta para que não possa experimentar o sapato. Como o sapato não coube em nenhuma de suas filhas, a madrasta também o prova, forçando seu pé para que ele entre no sapato. Como ela consegue, o príncipe se dispõe as casara com ela, mas Cinderela, avisada pelos ratos, começa a gritar. O príncipe, sabendo que ainda há uma moça na casa, libera Cinderela, que prova o sapato, o qual se encaixa perfeitamente. O príncipe leva Cinderela para seu castelo, onde um maravilhoso casamento é celebrado.Biliografia:
BalletMetClassical MusicUniversity of Rochester LibraryWikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário