MOVIMENTO

Grandes nomes da dança
Balé Clássico
Repertórios
Eventos
Sapatedo
Festivais
Jazz
Companhias de Dança
DANÇA CONTEMPORÂNEA
Moderno
Afro
ARTE

Biblioteca pessoal compartilhada

Blog voltado para arquivar os meus estudos, textos autorais, textos de outras páginas, textos editados, fotos, enfim tudo relacionado à dança

quarta-feira, 10 de março de 2010

29 de Abril- Dia Internacional da Dança


http://www.teatrovilavelha.com.br/29deabril/2904.htm

Em 1982, o dia 29 de abril foi instituído como Dia Internacional da Dança pelo Comitê Internacional de Dança (CID), ligado à UNESCO, com o objetivo de atingir ao grande público, reunindo um número cada vez maior de pessoas em torno do interesse por essa linguagem. O dia foi escolhido em homenagem ao aniversário de nascimento do bailarino Jean-Georges Noverre (1727 - 1810), criador do balé moderno. Além do caráter comemorativo, a data marca a reivindicação da classe artística por um maior espaço – físico, simbólico e econômico – para a Dança no mundo, propondo ainda um movimento pela paz e igualdade, superando as diversas barreiras através desta linguagem universal.

A cada ano, em virtude do Dia Internacional da Dança, uma grande personalidade que se ocupa desta linguagem dedica uma mensagem de reflexão sobre a arte, que é divulgada oficialmente pelo CID para a comunidade mundial de dança. Em 2007, as palavras da coreógrafa alemã Sasha Waltz devem ser traduzidas em incontáveis idiomas para alcançar o público dos mais diversos países, numa demonstração da universalidade da linguagem. Além desta ação, o Comitê estabeleceu uma série de diretrizes para orientar o trabalho de dançarinos, coreógrafos e entusiastas da dança em geral a respeito das atividades que devem ser desenvolvidas em função da data comemorativa.

De acordo com o documento divulgado no site do CID (http://www.cid-unesco.org), os eventos em torno do Dia Internacional da Dança devem ser promovidos com cunho educacional e de formação de platéia, incluindo atividades gratuitas e ocupando espaços pouco usuais, a fim de chamar atenção de quem não tem familiaridade com esta forma de arte.

Através do trabalho de seus membros espalhados pelo mundo todo, entre especialistas, intérpretes e criadores, o CID procura, a cada ano, promover atividades significativas em prol da popularização da dança. Em 2007, o Vila Velha, graças ao empenho da Companhia Viladança, se insere neste contexto, prometendo fixar na sua programação anual o compromisso com a ampliação do espaço para a dança em nossa sociedade.

Um comentário: